Na noite da última quinta-feira, 26 de junho, Valparaíso de Goiás foi palco virtual de um importante momento de articulação e fortalecimento cultural: o Encontro dos Pontos de Cultura de Valparaíso de Goiás, promovido pela União Cultural pelas Políticas Públicas (UCP). A reunião, realizada via Google Meet, reuniu representantes de mais de 15 Pontos de Cultura do município e importantes nomes do cenário cultural do estado de Goiás e do Brasil.

Entre os participantes estavam representantes dos Pontos de Cultura:
Casa Mestra – UCP
Casa Criativa – UCP
Ponto de Cultura Slam do Céu
ASJCA – Associação de Skate Jardim Céu Azul
ISCA – Instituto Sociocultural Céu Azul
SIMSOL – Instituto Sociocultural Simplesmente Solidárias
Escola de Artes Vem Viver
Ponto de Cultura Artesanato do Bairro
Amorval
Centro Cultural Dendê na Capoeira
Ponto de Cultura Capão do Ouro
Ponto de Cultura Natália Nouaf
Ponto de Cultura Suave no Charme
Ponto de Cultura Passo a Passo
Estica a Corda – Ponto de Cultura
Agremiação Junina Elite do Cerrado
Ponto de Cultura Oxente Vixe
O encontro contou ainda com presenças ilustres como Hélio Martins — produtor cultural e representante da Rede Estadual dos Pontos de Cultura de Goiás na Comissão Nacional dos Pontos de Cultura. Mestre em Performances Culturais pela UFG, Hélio é um nome de referência no setor cultural goiano, atuando no Centro Cultural da Juventude em Trindade (GO), com foco na cultura popular, infância e acessibilidade cultural. Aletheia Martins, representante do Pontão de Cultura Amdar, que é um espaço de fomento à cultura comunitária no estado de Goiás, destacando-se por três frentes principais: mapeamento e mobilização de entidades culturais de base comunitária (que reuniu dados de sustentabilidade econômica, social, política e ambiental dos Pontos de Cultura no segundo semestre de 2024) ; realização de oficinas culturais gratuitas (como dança, arte, teatro e música em Inhumas, com apoio da PNAB/SECULT); e promoção de eventos como mostras de dança, conferências do Cultura Viva, que reunem oficineiros, artistas e debates para fortalecer a cultura regional. Essas ações visam fortalecer redes culturais locais, incentivar o intercâmbio entre artistas e subsidiar políticas públicas com base em diagnósticos participativos. Também participaram Victor Coimbra (Diretor de Cultura de Valparaíso), Emmanuel Lyra (representando a SMCE).

A mediação do encontro foi conduzida por Everson Shark, atual presidente do Conselho de Cultura e representante da UCP, que reforçou a importância de uma atuação coletiva:
“Nosso foco é garantir que os recursos da PNAB 2025 cheguem a todos os pontos de forma igualitária, sem distinções. A união e o compartilhamento de oportunidades são as chaves para um avanço sólido da nossa cultura local.”
Além de fortalecer laços e promover o intercâmbio de saberes sobre redes colaborativas, o encontro também abriu as portas para uma participação mais ampla no cenário estadual. Aletheia Martins convidou todos os presentes para o II Encontro Estadual dos Pontos de Cultura do Estado de Goiás – TEIA, que será realizado entre os dias 04 e 07 de setembro de 2025, em Inhumas – GO. O evento marca os 20 anos do programa Cultura Viva e será um marco para o reconhecimento da força dos Pontos de Cultura goianos.
A mobilização vivenciada neste encontro é reflexo da potência cultural de Valparaíso de Goiás, que vem se consolidando como um território de criação, resistência e construção de políticas públicas que valorizam suas raízes, seus fazedores e fazedoras de cultura.

Segue abaixo, o link para inscrição: